COC Santa Catarina
23 de outubro de 2019
Categorias Sem categoria

A importância da educação infantil na formação da criança

Como já ouvi dizer, e talvez você também tenha “as crianças são o futuro do nosso país…” é uma frase curta, mas, que tem um grande significado.

Me diga, uma criança que tem a oportunidade de estudar desde pequena, terá mais chances de ser um cidadão de bem, dedicado e valoroso? Claro, a educação funciona assim. Pessoas sábias sempre buscarão mais conhecimento.

Então porque não incentivar as pequenas pessoinhas a buscar também esse conhecimento? Principalmente na infância, a educação bem dada pode nos motivar a seguir caminhos diferentes.

Nossas crianças merecem isso. Venha comigo entender a importância da educação infantil.

 

A muito tempo

A muito tempo, já sabia-se que as crianças possuem uma fase onde elas observam e retém atitudes e ações que construirão sua personalidade a partir de uma certa idade.

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, já dizia que os primeiros sete anos de vida de uma criança seriam decisivos para construir suas personalidades.

Olhando por esse lado, concluímos que, nessa fase da vida, devemos tomar muito cuidado, pois, a falta da educação nesse período e exposição a momentos inadequados poderão resultar em uma personalidade diferente a imaginada em uma criança.

Se a tanto tempo essa já era uma preocupação, não vejo porque atualmente isso não deveria ser também. O que vemos por aí é a prova dessas palavras.

Dos 7 aos 12 anos, a criança vive o chamado período de latência, onde ela adquire habilidades e valores morais que, provavelmente, levará por toda a vida. Ainda é uma fase em que elas não compreendem 100% de tudo que acontece ao redor.

A criança depende que todos ao redor contribuam para a sua formação moral, educacional, das habilidades e sentimentos que surgem com o passar dos anos. Durante anos, a educação tem buscado incentivar mais e mais a inserção das crianças em escolas desde os 4 anos.

Entenda melhor quais são as etapas de aprendizado das crianças

 

Sua importância e influência

Aqui em Santa Catarina, não sei em outros estados do Brasil, existe 3 pré-escolas antes do 1º ano do ensino fundamental. São as séries iniciais, onde os pais colocam os filhos desde os 4 ou 5 anos de idade. Ao 7º ano, as crianças passam para o ensino fundamental.

Nesse início da vida educacional, elas passam a maior parte do tempo construindo relações sociais com crianças da mesma idade. Aprendem o básico. Se divertem. São crianças afinal, e com esse gesto simples estão ensinando-as a viver em sociedade e uns com os outros.

A educação infantil é a base inicial que uma criança terá durante seu desenvolvimento intelectual e social. É estabelecido por lei, aqui no Brasil, que a criança tenha o direito de ter a educação infantil.

O estado tem esse dever, zelando pela importância da educação infantil da formação de crianças por meios de ambientes propícios à aprendizagem e seguros.

Onde elas mesmas construirão seu conhecimento intelectual e suas habilidades, além da interação social como já citei.

Além disso, vale lembrar que a pré-escola não é a total responsável pela construção do caráter moral e educativo das crianças, mas sim, os pais. Existe uma frase que expressa muito bem isso e que todos, alguma vez na vida já ouvimos.

“A educação vem de casa…”.

Conclusão

Se a muito tempo já entendiam a importância de educação infantil na formação das crianças, porque atualmente isso é tão difícil de se compreender? Vivemos em meio a uma cultura que perdeu esse entendimento de educação.

Os pais já não priorizam tanto a atenção a educação do filho. O que vejo muito por aí são crianças que, de algum modo, possui algum tipo de problema família que desde pequeno criou sua característica de forma, muitas vezes violenta.

A educação é o primeiro passo para a formação de uma criança.

COC Santa Catarina
23 de outubro de 2019
Categorias Sem categoria