COC Santa Catarina
15 de outubro de 2019
Categorias Sem categoria

Maiores dificuldades do ensino médio e como superá-las

O ensino médio é um momento crucial para a formação de novos profissionais e cidadãos, nesse momento surgem novas descobertas, amizades e são adquiridos conhecimentos que podem consolidar opiniões e personalidades.

O ensino médio deveria ser um momento de aprendizados e boa convivência, mas acontece que nem sempre é assim, nosso país passa por uma crise na educação onde grande parte dos jovens e adolescentes se encontram fora da escola ou passam por alguma dificuldade relacionada à mesma.

O fato é que, o ensino médio é essencial para a formação de todos e por isso é necessário saber superar os desafios que esse grau nos impõe.

As dificuldades no ensino médio são as mais diversas possíveis, mas para não deixar que esses obstáculos afetem o desempenho escolar é necessário saber a forma certa de lidar com elas. Algumas pequenas coisas e atitudes podem melhorar essa experiência e ajudar a superar as dificuldades do ensino médio, confira quais são:

 

Falta de apoio é uma das maiores dificuldades enfrentadas no ensino médio

Salvando-se raras exceções, a maioria das escolas de ensino médio do nosso país (principalmente as da rede pública), impõem aos alunos como uma das principais dificuldades no ensino médio a falta de apoio aos estudantes. Esse déficit se encontra principalmente quando se fala dos objetivos particulares de cada estudante.

As variadas personalidades também carregam juntos objetivos e conhecimentos diferentes. A ausência de projetos incentivando as habilidades pessoais e artísticas de vários estudantes impedem que grande parte dos jovens desenvolvam suas habilidades e talentos de forma promissora, criando assim profissionais sem flexibilidade e criatividade, ou seja, profissionais despreparados para as demandas do atual mercado de trabalho.

 

Infraestrutura que afeta o desempenho de alunos e professores

Não é de hoje que se fala das péssimas condições de muitas escolas do nosso país.

Escolas pequenas, ausência de ar-condicionado, carteiras inapropriadas entre outros quesitos, tudo isso e muito mais se faz presente na realidade da maioria dos estudantes de escolas do ensino médio.

A infraestrutura influencia diretamente no desempenho e desenvolvimento dos alunos, que por não terem as condições estruturais necessárias para desenvolverem o melhor de si durante o ensino médio acabam tendo essa como uma das principais dificuldades no ensino médio.

 

Material de apoio e a falta que ele faz no ensino médio

Material didático como livros, salas de informática equipadas e prontas para serem utilizadas, material para estudo em laboratório… em algumas escolas (se não a maioria), esses materiais entre tantos outros nunca foram vistos e fazem uma enorme diferença na vida de alunos e professores.

Com a falta de materiais de apoio fica difícil para os professores desempenharem suas funções e usarem métodos de ensino mais avançados para com os alunos e para estes a falta do material didático, significa atraso quanto às demais escolas que possuem essa estrutura de materiais que são essenciais para ajudar na educação dentro da sala de aula durante o ensino médio.

 

Qualidade do ensino fundamental é uma das principais dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio

Não teria como falar das dificuldades no ensino médio sem citar as condições vividas pela maioria dos alunos durante o ensino fundamental.

Grande parte das matérias e conteúdos estudados durante o ensino médio são um complemento, e porque não dizer assim, uma sequência do que se foi aprendido durante o ensino básico ou fundamental.

A qualidade do ensino de muitas escolas do ensino básico também deixa muito a desejar, e essa é uma das dificuldades enfrentadas pelos alunos do ensino médio que costumam receber de cara conteúdos que nunca viram na vida, mas que precisam deles, pois se faz necessário em vestibulares e concursos.

Entretanto, com a dificuldade enfrentada lá atrás se torna muito difícil fazer o acompanhamento das disciplinas no ensino médio.

Frente a todos esses desafios, o que nos resta é esperar que o governo atenda as demandas por educação de qualidade no nosso país, mas antes de tudo os gestores, professores e até mesmo alunos das escolas de ensino médio podem aplicar pequenas mudanças que farão grande diferença na vida dos estudantes do segundo grau.

Medidas como projetos, adoção de novos métodos de ensino, cobrança para com o governo entre outras coisas são uma das melhores formas de se resolver, tanto os problemas citados aqui quanto tanto outros que fazem a vivência no ensino médio mais difícil.

COC Santa Catarina
15 de outubro de 2019
Categorias Sem categoria