COC Santa Catarina
7 de outubro de 2019
Categorias Dicas

4 dicas para criar uma rotina de estudos

O vestibular está chegando e muitos ainda se encontram perdidos quando se trata de adotar uma rotina de estudos, mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a melhorar o seu desempenho nos estudos e criar uma rotina de estudos ideal para você.

Confira:

 

Avalie o seu dia-a-dia

Um dos passos mais importantes para você que deseja criar uma rotina de estudos é a criação de um planejamento de estudos que de fato seja coerente e te ajude a avaliar a sua rotina.

 

Você deve considerar os seguintes pontos:

— Ainda estuda? Quando está na escola você se dedica por conta própria para estudar com foco no vestibular ou frequenta algum tipo de cursinho preparatório?

— Você estuda e trabalha ou apenas estuda?

— Existem outras atividades que ocupam o seu tempo ao longo do seu dia a dia? Esportes, hobbies, vídeo games?

 

Para que servem essas coisas quando eu quero criar uma rotina de estudos?

Isso serve para que você tenha em mente todas as atividades que você executa ao longo do seu dia a dia, deste modo você poderá criar uma rotina de estudos abdicando algumas dessas atividades que não sejam úteis para ter mais tempo de estudar.

 

Estabeleça um local para estudar

Após tomar plena consciência do seu dia a dia e criar uma rotina de estudos é hora de montar o seu calendário de estudos e reservar um local para que esses estudos sejam indicados.

O recomendado que você estabeleça um local especialmente para estudos, neste local não existirão brincadeiras, celulares ou qualquer outro tipo de distração.

O espaço ideal para que você possa estudar com tranquilidade deve ter as principais características:

  • Ser silencioso;
  • Escrivaninha que te proporcione o conforto ideal para estudos;
  • Sem distrações;
  • Conexão com a internet (porém sem redes sociais);
  • Boa iluminação.

A sua casa costuma ser muito movimentada ao longo do dia? A nossa sugestão é que você procure uma biblioteca pública da sua cidade ou a que você achar melhor.

Caso a ida até uma biblioteca não seja uma boa ideia, tente conversar com todos que moram na sua casa, explique a sua situação e que você tem um objetivo a ser alcançado, explique que está tentando criar uma rotina de estudos.

 

Monte um cronograma para as disciplinas que deverão ser estudadas

Chegou a hora de colocar todas as disciplinas que o vestibular cobra de você na hora da prova para estruturar a parte final do seu cronograma de estudos.

Lembra daquele calendário que criamos acima com perguntas sobre as atividades que você realiza ao longo do seu dia a dia? Agora é hora de acrescentar também aquelas matérias que você pretende estudar por semana.

Para criar uma rotina de estudos eficaz é importante que você mescle as disciplinas que você apresenta mais facilidade de absorção com aquelas que você sente uma maior dificuldade de aprendizado.

Essa diversidade na hora dos estudos pode contribuir para a sua não desistência da sua rotina de estudos.

 

Mantenha horários fixos

Segundo um psicólogo norte americano chamado Jeremy Dean, 66 dias é o tempo limite que uma pessoa leva para associar melhor a sua rotina de estudos.

No seu livro chamado “Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don’t, and How to Make Any Change Stick”, este grande psicólogo explica que estudar demanda um período de tempo maior do que outros tipos de atividade, mas que o esforço diário do estudante pode fazer toda diferença.

Então, tenha em mente que o seu sucesso só depende inteiramente de você. Se você não se empenhar para criar uma rotina de estudos eficaz e mais que isso, se você não estudar diariamente não obterá êxito!

COC Santa Catarina
7 de outubro de 2019
Categorias Dicas