COC Santa Catarina
18 de julho de 2019
Categorias Sem categoria

Quais são as etapas de aprendizado das crianças?

Desde que nascem, nossos pequenos passam por diversos estágios que, muitas vezes, nem são percebidos pelos pais, pois tudo passa muito rápido. Mas a verdade é que a cada ano a criança alcança conquistas diferentes e visa novos desafios. Com isso, é importante que os pais conheçam as fases e possam auxiliar seus filhos em cada etapa do início das suas vidas.

 

Etapa de 01 a 02 anos

Nos primeiros anos de vida a criança aprende brincando, é através das brincadeiras que eles aprendem as atividades motoras e psicomotoras, é nesta fase que ela aprende a andar, falar e pensar. Essa fase de idade é o começo de tudo, de toda sua vida intelectual, e não deve de forma alguma ser negligenciada. Pelo contrário, deve ter acompanhamento constante e estimulante.

É também nessa idade que as crianças começam a desenvolver alguns hábitos, que carregarão pela vida toda, como confiança e moral. Nesta fase a criança assimila quase tudo no ambiente, no comportamento dos pais e irmãos mais velhos.

No ambiente escolar, ela assimila comportamentos e ensinamentos dos professores e também dos amigos. Portanto, quando uma criança dessa idade aprende a colocar os blocos no lugar certo, para ela é uma conquista importante, pois é uma etapa avançada, que a prepara para a próxima.

 

Etapa de 2 a 3 anos

Nesta idade as crianças já dominam a fala, o movimento e até alguns conhecimentos. Com dois anos, já são perfeitamente capazes de reconhecer pessoas e ambientes de forma consciente. Também já são capazes de acatar ordens e ter alguma rotina de aprendizado.

Mas nessa idade, tudo é aprendizado! Sim, é. Mas alguns aprendizados são mais específicos que outros, como por exemplo, os obtidos em ambiente escolar, que são mais dirigidos a alguns aspectos, como aqueles de pintar, colar, reconhecer formas e cores, que trabalham a coordenação motora.

Também é nesta idade que a criança começa a ter percepção do próprio corpo, e de como ele funciona, como por exemplo usar o peniquinho, e a necessidade de se limpar.

 

Etapa de 3 a 4 anos

Essa é uma fase importante na vida da criança, é onde ela tem perfeita consciência que está aprendendo algo novo, e que se interessa pelo conhecimento de forma consciente. Nesta idade, a criança já e capaz de muitas coisas, como por exemplo, colocar a roupa sozinha, abotoar a roupa, se pentear, correr, pular e brincar.

Nessa idade, quando é lido um livro para ela, ela é capaz de imaginar a história contada, e ter percepção de todos os personagens e suas importâncias para a história. Também nesta idade, já comem sozinhas e não gostam da ajuda de adultos, pois se sentem já capazes de fazer muitas funções e, também, porque se sentem compelidas a aprender cada vez mais.

Isso se traduz em uma maior agitação, maior euforia e confiança da parte deles em si mesmos. Nesta fase, também, seu vocabulário aumenta expressivamente, pois já reconhece alguns significados de palavras que ouve em seu ambiente.

 

Etapa de 4 a 5 anos

Nesta idade eles já entram em idade pré-escolar, já estão aptos a aprender a ler e escrever, e não somente aptos, como ansiosos. Eles sentem essa necessidade, pois é uma forma que eles veem de se integrar à sociedade, de saber, de conhecer, de ter identidade própria.

Nessa idade, eles conseguem identificar as letras, as formas, e até escrever o próprio nome, portanto já estão preparados para serem alfabetizados. Seu vocabulário, nessa fase, já é bem extenso, conseguem se articular com frases inteligíveis a qualquer um. Também já sabem diferenciar perfeitamente a realidade da fantasia.

Já conseguem diferenciar e associar formas geométricas um pouco mais complexas, assim como ter a percepção correta de espaço e quantidade.

 

Etapa de 6 anos

Nesta idade eles já sabem fazer sua própria higiene, como se limpar, tomar banho e escovar os dentes sozinhos. Já fala fluentemente, e diferencia plural de singular, bem como tempos verbais e pronomes. É uma fase de grande interesse pela linguagem e até de inventar palavras novas.

No ambiente escolar, já conhece todas as cores e consegue seguir instruções, também já tem capacidade de memorizar e repetir histórias. Essa fase é quando eles mais copiam os adultos, e são capazes de brincar sozinhos ou em grupo.

Também nesta fase, já são capazes de reconhecer e diferenciar pessoas pelo sexo, e interagir com elas. Nesta fase também já tem medo, medo de escuro, de cair, de animais, de ficarem sozinhos. Nesta fase é muito importante que os pais e professores conversem bastante com eles, para que se sintam seguros quanto aos receios que possam surgir.

 

Etapa de 7 anos

Nesta fase seu desenvolvimento cognitivo já está completo, e a criança já está completamente preparada para a vida escolar ativa. Aos 7 anos já tem condições de fazer lição de casa, de ler livro simples, desenhar, escrever e pintar.

 

Agora, conhecendo cada etapa de aprendizado, ficará muito mais fácil entender o seu pequeno, os seus anseios, seus medos e, também, todas as conquistas que, por mais que pareçam simples para nós, são enormes para eles. Conta para nós nos comentários qual a sua experiência com as etapas de aprendizado, qual etapa mais te marcou? Qual você mais gostou?

COC Santa Catarina
18 de julho de 2019
Categorias Sem categoria