COC Santa Catarina
16 de julho de 2019
Categorias Dicas

Como aproveitar os simulados para o ENEM

 

O Enem é um dos meios mais garantidos de se alcançar o Ensino Superior. Por isso, os estudantes se preparam para essa prova com bastante afinco, intencionando as melhores notas. Através de um bom resultado no Enem, é possível chegar à universidade.

Implantado em nosso país desde 1998, o Enem surgiu na intenção de avaliar o nível de aprendizado dos alunos egressos do Ensino Médio. Porém, atualmente ele se tornou uma importante ferramenta para a continuidade do caminho dos estudantes. Muitas universidades, hoje, utilizam a nota do exame como forma de seleção para a entrada em seus cursos.

Além disso, programas governamentais também se utilizam do desempenho dos alunos. Com as notas obtidas nas provas, é possível solicitar o SISU, o FIES, o ProUni, além de também ser possível alcançar a conclusão do Ensino Médio com a proficiência do exame.

Por isso, quando falamos sobre o Enem, temos que ver muito além de um exame que mede a qualidade do Ensino. Atualmente, ele é a principal porta de entrada para as faculdades e, portanto, é uma chance que não pode ser desperdiçada.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar a aproveitar ao máximo os simulados para o Enem. Esses simulados foram criados na intenção de “treinar” os alunos, para que consigam melhorar sua eficiência no momento da prova. Algumas dicas simples podem aumentar a sua pontuação.

Os treinos simulados são bastante úteis, pois preparam o estudante para a maratona de provas, deixando-os mais tranquilos e confiantes. Por isso, se você pretende estudar para o Enem e fazer uso dos simulados, aproveite as nossas dicas.

Veja quais são elas:

 

Reproduza as condições da prova

Estudar em casa é muito importante, principalmente para os vestibulandos. É fundamental que o estudante tenha um ambiente calmo, organizado e tranquilo para poder se dedicar aos estudos sem interferências e, dessa forma, alcançar os melhores resultados.

No entanto, toda essa calmaria é bastante diferente do momento da prova do Enem. Mesmo que o silêncio predomine, a tensão pode te atrapalhar. E isso é bem diferente de quando você está em sua residência, apenas treinando. Por isso, quando for fazer um simulado, experimente reproduzir as condições do dia de prova.

Faça como no dia da prova. Levante algumas horas antes, tome um bom banho, se alimente corretamente. Só após isso, sente-se para resolver as questões do simulado. É importante que você leve esse treinamento à sério, como se estivesse fazendo o Enem real.

Com isso, você, além de treinar seus conhecimentos, também treina seu corpo e sua mente.

 

Cronometre o seu tempo

Essa dica complementa a primeira. No dia da prova, você terá um prazo definido para resolver as questões. Por isso, quando for fazer o simulado, determine o horário de início e final. Dentro desse período, tente ser o mais eficiente possível.

Fazendo essas medições, você consegue organizar o caminho pelo qual prefere seguir. O ideal é que gaste, no máximo, 3 minutos por questão. Esse é o prazo que você terá no dia da prova do Enem e, portanto, também é o que deve considerar ao fazer o seu simulado.

Não ultrapasse o tempo limite determinado. Mesmo que você esteja em casa, confortável e podendo estender o prazo estipulado, criar essa delimitação é uma maneira de prepara-lo para o dia da prova, onde não haverá a possibilidade de “ficar mais um pouquinho”.

 

Use o resultado a seu favor

Os simulados, acima de tudo, servem para te orientar. Por isso, quando você finaliza-los, use-os como um método de estudo. Faça as correções com bastante atenção e procure compreender onde errou. Assim, você conseguirá otimizar os seus resultados.

Além disso, os simulados são uma ótima forma de determinar as áreas onde precisa de mais dedicação. Através dos erros e acertos, você poderá criar estratégias de estudo, priorizando as matérias onde apresenta mais dificuldade.

 

Já fez algum simulado neste ano? Conta pra nós como foi a sua experiência nos comentários, você pode ajudar outras pessoas que estão na mesma rotina de estudos.

COC Santa Catarina
16 de julho de 2019
Categorias Dicas