COC Santa Catarina
2 de julho de 2019
Categorias Dicas

O que você precisa saber para se ingressar na UFSC?

Considerada a sexta melhor universidade do Brasil, a UFSC é excelência na formação dos alunos de graduação e pós-graduação. Para conseguir ingressar na UFSC, você precisa primeiro saber quais os meios possíveis. E é por esse tema que iremos começar.

 

Meios para ingressar na UFSC

Além do vestibular, existem outros meios para ingressar na UFSC. São eles: a transferência externa, o retorno de graduados e o SISU (Sistema de Seleção Unificada).

A transferência externa é para aqueles alunos que já estão matriculados em outras universidades, mas que desejam ingressar na UFSC.

Já o retorno de graduados é para os alunos que já estão graduados como antigos alunos da UFSC ou mesmo de outras locais de ensino superior.

O SISU é apenas para aqueles que já realizaram o Enem do ano anterior ao vestibular da UFSC. A Universidade reserva 30% das vagas em sua instituição para que os alunos possam ingressar via SISU.

Por exemplo, se você deseja entrar para a UFSC ano que vem, 2020, precisará, obrigatoriamente, fazer o Enem deste ano, 2019. Caso contrário, não poderá ingressar via SISU.

Veja: Tudo o que você precisa saber sobre Universidades

 

O vestibular, a principal forma de entrada na UFSC

Agora, o meio mais comum, o temido vestibular. Temido porque muitos alunos têm medo de não conseguir passar por ele, o que gera uma grande decepção.

Através do vestibular, você pode entrar para qualquer uma das 4500 vagas dos 101 cursos que a UFSC oferece. Ingressar na UFSC pelo vestibular pode ser mais vantajoso que os outros meios.

Mas, em compensação, é a maneira mais complicada. Para isso, é necessário que a sua motivação, combinada com sua força de vontade e estudo, sejam usadas ao máximo. Afinal, essa prova pode definir o seu futuro.

Vai prestar vestibular para Medicina? Veja como se preparar melhor e ter um bom resultado

Para ficar por dentro dos dias e horários que o exame acontecerá, bem como a taxa de inscrição, como se inscrever, como fazer a solicitação de isenção, etc., é importante ficar atento, pois as informações mudam a cada vestibular, ou seja, o que você pode ter lido em um edital anterior, pode ser diferente do atual.

 

A realização do vestibular para ingressar na UFSC

Para conseguir seu ingresso na universidade, você precisa passar por três provas, que são realizadas em dias diferentes.

Veja: 3 ferramentas para melhorar seus estudos

Abaixo, você poderá encontrar o cronograma para as provas do vestibular da UFSC. Os candidatos farão as provas nos dias 6, 7 e 8 de Julho de 2019, ou seja, sábado, domingo e segunda.

 

O cronograma (notícia oficial do site da UFSC)

6 de julho (sábado)

  • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: (doze questões de proposições múltiplas);
  • Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano (oito questões de proposições múltiplas);
  • Matemática: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
  • Biologia: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas.

7 de julho (domingo)

  • Ciências Humanas e Sociais: 20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: sete questões de História, sete questões de Geografia, duas questões de Filosofia, duas questões de Sociologia e duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas;
  • Física: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
  • Química: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas.

8 de julho (segunda)

  • Redação;
  • Questões discursivas: quatro.

Veja: Como não cair no senso comum na redação

Através deste vestibular, a universidade está oferecendo 565 vagas para 24 opções de curso. Recomendamos que os alunos consultem o edital para ter as informações completas.

Quer ingressar na UFSC? Bom, agora você já sabe como, e quais meios você pode usar para isso. Basta estar adequado aos critérios exigidos pela universidade e, logicamente, estudar muito.

COC Santa Catarina
2 de julho de 2019
Categorias Dicas