COC Santa Catarina
6 de junho de 2019
Categorias Sem categoria

A importância de cuidar do meio ambiente

Muito se fala, atualmente, em preservar e cuidar do meio ambiente. No entanto, muitas vezes as razões dessa necessidade não são ditas, ou não são percebidas. Afinal, o que é meio ambiente e por que devemos cuidar dele?

Meio ambiente é o local em que os organismos vivos são capazes de sobreviver e manter seus ciclos de vida de maneira ordenada. Sendo assim, um meio ambiente preservado significa a manutenção das condições para a vida de todos os seres.

Ou seja: cuidar do meio ambiente é permitir que todos os organismos continuem vivendo, o que não só é um gesto correto com o planeta e todos os seres que nele habitam, como também uma condição necessária à própria existência da humanidade!

Embora pareça algo grandioso, cuidar do meio ambiente é algo que todos nós podemos fazer, do nosso jeito, com pequenas atitudes no dia a dia. Vamos ver?

LIXO

Quando jogado fora de forma inadequada, o lixo pode contaminar o solo e o ambiente em volta. Além disso, a reciclagem ajuda a reduzir os impactos de aterros e lixões, que podem gerar grandes desequilíbrios nas formas de vida que habitam em seus entornos.

Assim, é importante cuidarmos da forma que lidamos com o lixo: primeiramente, procurando não gerar lixo de forma desnecessária ou exagerada; em segundo lugar, procurando reaproveitar o lixo orgânico e separar corretamente o lixo reciclável; e ainda, claro, não jogando lixo na rua ou em lugares inadequados, o que, além de ser ambientalmente correto, também colabora para a qualidade de vida dos habitantes das nossas cidades.

ÁGUA

A água é um elemento essencial à manutenção da vida na Terra como a conhecemos, e, portanto, um bem a ser cuidado com o máximo de atenção; cuidar da água é uma das melhores formas de cuidar do meio ambiente.

É importante lembrar que a água não é um recurso infinito; além do mais, a grande maioria da água do mundo está nos oceanos, imprópria para consumo, e outra parcela encontra-se poluída e imprestável para uso. Assim, precisamos usar e reutilizar a água com muita sabedoria.

Cuidar da água é fácil: evite gastar água desnecessariamente ou de forma exagerada. Isso pode ser feito com atitudes básicas, como não deixar torneira e chuveiro abertos enquanto estiver usando o sabonete, não demorar muito no banho ou em outras atividades que usem água, lavar o carro com balde em vez de mangueira e procurar observar de que forma gastar menos água em atividades do dia a dia, como lavar pratos, por exemplo.

ATITUDES SIMPLES

O Brasil, infelizmente, ainda tem nas usinas termelétricas uma boa parcela de sua geração de energia. Por queimarem combustível, são usinas danosas ao planeta, logo economizar energia elétrica é uma boa forma de cuidar do meio ambiente.

Além disso, atitudes simples como plantar árvores ocasionalmente também são positivas para o meio ambiente, visto que as árvores ajudam na qualidade do ar e tendem a favorecer a existência e variedade de diversas formas de vida ao redor. A preservação do verde já existente também deve ser uma preocupação constante nossa.

Posso citar também a redução do uso do carro, que gera gases poluentes, ou pelo menos a substituição do combustível, trocando gasolina (combustível fóssil extremamente danoso à natureza) pelo etano (de origem vegetal, bem menos agressivo ao planeta).

CONCLUSÃO

Cuidar do meio ambiente é importante para a existência da vida no nosso planeta, inclusive a nossa própria, enquanto seres humanos que somos!

Nesse contexto, é necessário estar atento e tomar atitudes como a que listamos neste texto, a fim de dar nossa parcela de contribuição. Todos nós somos responsáveis pelas formas de vida que habitam o nosso planeta. Façamos a nossa parte!

COC Santa Catarina
6 de junho de 2019
Categorias Sem categoria