COC Santa Catarina
31 de maio de 2019
Categorias Sem categoria

Os maiores erros cometidos durante os estudos

Seja para aqueles que gostam de estudar, ou os que acham a tarefa um tanto quanto tediosa, conhecer os maiores erros cometidos durante os estudos é muito importante. Não importa o quanto você estude, persistir nesses erros fará com que você nunca alcance o resultado almejado.

Além de apontar erros que poucos percebem, o artigo oferece algumas dicas de como melhorar esses pontos. Confira a seguir:

Falta de organização

Não é nenhuma novidade ressaltar o quanto a falta de organização e planejamento pode atrapalhar os estudos. Uma mesa bagunçada, por exemplo, pode fazer com que você se distraia facilmente, ou nunca alcance sua máxima atenção naquilo que importa.

Nesse caso, o planejamento também entra como uma forma de organização e um dos maiores erros cometidos durante os estudos. Desse modo, planejar-se é extremamente importante para garantir que suas metas sejam cumpridas.

Manter o celular ligado

Embora a tecnologia tenha sido muito importante para a disseminação de novos conhecimentos, é importante ter cuidado ao utilizá-la. O celular faz cada vez mais parte de nosso cotidiano, o que torna a separação um pouco mais difícil.

No entanto, é importante dedicar um tempo exclusivo aos estudos, desconectando-se de celulares e demais aparelhos eletrônicos. Em geral, essa é uma técnica capaz de aumentar rapidamente a produtividade de um aluno.

Estudar somente o que gosta

Embora essa possa parecer uma estratégia inteligente, estudar e conhecer diversas áreas também é uma das tarefas necessárias para alcançar um objetivo. Desse modo, possuir consciência sobre os assuntos que mais domina é importante, mas sem deixar de lado aqueles que proporcionam dificuldade.

Além disso, é preciso estar sempre aberto para pedir e oferecer ajuda. A troca de conhecimentos permite, sem dúvidas, uma maior absorção de conteúdo, bem como o desenvolvimento de novas habilidades.

Procrastinar

Além de estar entre os maiores erros cometidos durante os estudos, o ato de atrasar tarefas também pode ser considerado o mais frequente deles. Como todas as atividades desempenhadas em nossa rotina, a procrastinação pode, facilmente, se transformar em um péssimo hábito.

À medida que o acúmulo de tarefas acontece, chega-se ao ponto em que não há mais tempo ou energia para que sejam executadas. Por isso, evite ao máximo deixar as coisas para depois.

Excesso de cobrança

Estabelecer metas e objetivos é essencial, mas o excesso de cobrança é tão prejudicial quanto deixar de guiar seus estudos. Nem sempre as coisas saem como o planejado, por isso é importante saber lidar com imprevistos.

Muitas vezes, a mudança de planos abre caminhos nunca imaginados. Acima de tudo, permita-se errar e aprender com seus erros, e sem dúvida isso lhe trará resultados ainda melhores.

Estudar somente na véspera

Não é raro encontrar pessoas que pensem que estudar somente alguns dias antes dos exames seja suficiente. Ainda que essa estratégia possa render resultados parcialmente satisfatórios, não garante que o conteúdo seja realmente aprendido.

Em resumo, o maior benefício de estudar é poder aplicar conhecimentos em múltiplas áreas, enquanto um dos maiores erros cometidos durante os estudos é acreditar que se trata apenas de uma prova.

Sobrecarga

Não superestime seu tempo, afinal, o autoconhecimento é uma habilidade importante para realizar as atividades propostas com maestria. A exaustão pode ser tão ruim e difícil de reverter quanto a falta de hábito.

Recuperar-se de um período exaustivo pode demandar mais tempo do que o que se imagina. Desse modo, procure fixar um tempo para os estudos, sem ultrapassar as atividades voltadas para o lazer e bem-estar em geral.

Gostou das nossas dicas? Gostaria de acrescentar suas sugestões? Deixe aqui embaixo seus comentários e bons estudos!

COC Santa Catarina
31 de maio de 2019
Categorias Sem categoria