COC Santa Catarina
13 de maio de 2019
Categorias Sem categoria

Universidades: O que você precisa saber

Uma grande dúvida entre os vestibulandos é definir qual universidade quer ingressar em um curso superior. Aqui mostramos algumas das universidades mais procuradas no SISU (presencial) e também para ensino à distância.

Quais as universidades mais procuradas no Brasil?

No Brasil, existem diversas modalidades de universidades e cursos de nível superior, dentre elas temos as universidades públicas (estaduais e federais), as universidades particulares e as instituições de ensino a distância (que podem ser públicas ou privadas). Dessa forma, é difícil definir a mais procurada dentre tantas opções, mas podemos dividi-las em categorias para a demanda. É interessante lembrar que este ranking não é fixo, cada ano ele pode se alterar, dependendo da procura dos estudantes. Os dados aqui apresentados são baseados nas pesquisas do Ministério da Educação (MEC).

Universidades mais procuradas no SISU

Atualmente, a maior porta de entrada para as universidades públicas é o SISU, o qual utiliza a nota do ENEM e é realizada em todo o país. Levando em consideração este fato, a universidade mais procurada no ano de 2018 foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mesma teve aproximadamente 155 mil inscritos, seguida de perto pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com aproximadamente 145 mil inscritos.

Universidades mais procuradas para Ensino a Distância (EaD)

Quando falamos em universidades com Ensino a Distância, ou seja, aulas não presenciais, temos um cenário totalmente diferente. Neste caso vemos que as universidades particulares possuem a maior demanda. Dentre as mais procuradas temos a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Universidade Estácio de Sá (UNESA) e a Universidade Paulista (UNIP).

O que eu preciso saber sobre a Universidade Federal de Minas Gerais

Se você tem interesse em ingressar em uma das universidades públicas mais procuradas no Brasil, traremos aqui as informações fundamentais sobre a UFMG.

A Universidade Federal de Minas Gerais é uma instituição de ensino superior que oferece as vagas de forma gratuita, é universidade mais antiga do estado e possui três campus diferentes, eles se localizam em Belo Horizonte, Montes Claros, Tiradentes e Diamantina, os quais possuem 77 cursos de graduação e 80 de pós-graduação em diversas áreas de atuação, com isso, a universidade reúne uma comunidade de mais de 72 mil pessoas. Além disso, a UFMG também oferece cursos a distância, educação básica e técnica, cursos de extensão, política de cotas e programas de apoio à permanência estudantil.

A UFMG conta também com uma ampla estrutura que contém além dos prédios de ensino, biblioteca, um Hospital das Clínicas, Teatro Universitário e órgão complementares como o Hospital Veterinário, Biotérios e Centros de Estudo e Pesquisa. Para concorrer a uma dessas vagas é necessário passar pelo processo de seleção, este processo é diferente para cada tipo de modalidade de curso, a maioria deles conta com vestibular, notas do SISU, entrevistas, e sistema de sorteio para o caso do ensino fundamental.

O que você precisa saber sobre a Universidade Paulista

A Universidade Paulista aparece entre as mais procuradas na modalidade a distância, trata-se de uma universidade privada criada em 1988 que possuem 27 campus que compõe 65 unidades em diversas cidades, ela dispõe de cursos de graduação e pós-graduação (presencial e à distância) nas áreas de ciências exatas, humanas, sociais e de saúde, de forma que possui cerca de 220 mil alunos ao total.

A UNIP conta com diversas unidades com laboratórios para todas as áreas de ingresso, bibliotecas, oportunidades de estágio e centros de estudo e pesquisa. Para ingressar em uma das unidades seja para cursos presenciais ou a distância, é necessário passar pelo processo seletivo que é constituído por um vestibular oferecido semestralmente, é possível também utilizar sua nota no ENEM para concorrer uma vaga.

Para obter mais informações sobre estas instituições você pode acessar os sites que detalham todo o processo de seleção e a estrutura física e curricular dos cursos oferecidos em cada modalidade.

COC Santa Catarina
13 de maio de 2019
Categorias Sem categoria