COC Santa Catarina
22 de abril de 2019
Categorias Sem categoria

Como se preparar para o vestibular de medicina

No Brasil, o curso de medicina é um dos mais desejados pelos vestibulandos. Por isso, se tornar um médico acaba sendo uma tarefa que exige muito esforço e dedicação integral. Pensando em como se preparar para o vestibular de medicina, elaboramos um guia de estratégias para que você possa alcançar seu objetivo.

Em resumo, os pontos a seguir permitirão que você faça melhor uso de seu tempo e esforço. O que acontece é que, na maioria das vezes, estudar não é o suficiente, caso você não tenha as estratégias adequadas. Confira a seguir as melhores dicas de preparação:

Seja organizado

A organização é um ponto crucial para que você alcance o sonho de passar no vestibular de medicina. Saber como organizar seus estudos, seu tempo e seu espaço, possibilita, sem dúvidas, que você consiga otimizar seu aprendizado.

Comece por seu espaço, afinal, será impossível manter a concentração diante da mesa e do quarto extremamente bagunçados. Antes de iniciar os estudos, prepare todo o material necessário, para garantir que não será necessário se deslocar e perder o foco para isso. Sobre o tempo, procure organizar suas atividades para favorecer uma rotina de estudos.

Cultive o hábito de estudar

Basicamente, todas as atividades que executamos podem se tornar, com o tempo, hábitos de fácil execução. Por isso, é interessante utilizar isso a seu favor durante o processo de como se preparar para o vestibular de medicina.

Na prática, é importante que você reserve um horário fixo do seu dia para estudar. Com o passar dos dias, seu corpo se acostumará com a atividade e irá executá-la sem grandes esforços. No entanto, driblar o sentimento de preguiça será bastante difícil no início.

Faça revisões

O cérebro humano é muito mais eficiente do que podemos imaginar. Estamos o tempo todo em contato com novas experiências e informações, o que demanda o esquecimento de alguns eventos.

Por isso, você precisa fazer com que sua mente reconheça a importância de algumas informações, tal como o conteúdo estudado para o vestibular. Uma das formas mais eficientes de realizar essa tarefa é por meio das revisões.

Uma revisão pode ser realizada através de exercícios, leitura e até mesmo pela produção de resumos. Cabe a você descobrir o método ao qual se adapta melhor para cada disciplina.

Reconheça suas dificuldades

Em geral, estudar não é uma tarefa fácil, bem como reconhecer as dificuldades ao longo desses estudos. Sendo assim, vale destacar que nem sempre o mesmo período de estudos trará os mesmos resultados para disciplinas diferentes.

Nem sempre possuímos a mesma facilidade com todos os conteúdos. Por isso, é importante que você reconheça seus pontos fracos e se dedique a eles. Ademais, isso inclui estar disposto a procurar a ajuda de colegas e, até mesmo, de seus professores.

Treine com exercícios e simulados

Entender como se preparar para o vestibular de medicina não significa apenas desenvolver técnicas de estudo. Acima disso, é importante que você tenha preparo psicológico para lidar com ambientes de alta pressão.

Sendo o vestibular uma prova com tempo delimitado, é necessário que você já tenha treinado para isso antes. Os simulados são feitos com esse exato propósito. Por isso, treine os assuntos estudados com exercícios e provas preparatórias, de modo que você possa se acostumar com o ambiente.

Tenha um objetivo definido

Nem todos os vestibulares de medicina abordam os mesmos temas. Sendo assim, definir um objetivo claro é uma ótima maneira de alcança-lo.

Pensando nisso, determine a universidade que mais lhe agrada. Em seguida, leia o edital, o conteúdo programático e se concentre nos requisitos dele. Sem dúvidas, isso permitirá que você se saia melhor do que ao estudar de maneira genérica.

Gostou das dicas? Deixe aqui sua sugestão e boa sorte nos estudos!

COC Santa Catarina
22 de abril de 2019
Categorias Sem categoria