COC Santa Catarina
16 de abril de 2019
Categorias Sem categoria

Como escovar os dentes do seu filho corretamente

Escovar corretamente os dentes do seu filho é uma atitude que auxilia no cuidado com os dentes de leite da criança, promovendo a saúde bucal. Mas como fazer isso da forma correta? Os cuidados com os dentinhos do seu filho devem começar bem cedo, mesmo quando ainda os dentes nem apontaram. Por isso, nesse artigo, vamos trazer algumas dicas sobre os cuidados e como escovar os dentes do seu filho corretamente.

Cuidados antes dos dentes apontarem

Mesmo que os dentes do seu filho ainda não tiverem nascido, é importante manter uma rotina de higiene bucal da criança. Mas, como isso é possível?

Como ele ainda não tem dente, passar a escova pode até machucar a boca do bebê. Portanto, o mais recomendado é que, com o auxílio de uma gaze umedecida com água, você limpe a língua e a gengiva do bebê.

Qual a escova certa?

Depois que os dentinhos de leite do seu filho começarem a crescer, é importante utilizar uma escova de dente para higienizar a boca. Assim, existe no mercado uma infinidade de marcas e modelos de escovas infantis para cada faixa etária. Por isso, é importante verificar certinho a faixa etária correta, pois cada escova apresenta um tamanho da cabeça diferente. Se você utilizar uma que não seja adequada pode machucar a boca do seu filho.

Desse modo, ainda, outra dica para não errar na escolha da escova correta é a qualidade das cerdas, estas devem ser macias. Além disso, lembre-se de trocar a escova da criança a cada três meses, no máximo.

Qual a quantidade correta de creme dental?

Primeiramente, para escolher o creme dental ideal, é importante priorizar aqueles que apresentem uma quantidade de flúor maior, própria para crianças. Assim, depois de escolher o creme dental, este deve ser adicionado em pequenas quantidades na escova.

Portanto, quanto menor a criança, menor é a quantidade de pasta de dente. Principalmente, para crianças que ainda não sabem cuspir direito.

É necessário utilizar o fio dental em crianças?

Sim, é necessário. Ainda mais pelo fato de que o uso de fio dental não é algo rotineiro das pessoas. Assim, se a criança cria o hábito de utilizar fio dental desde pequeno, isso se tornará rotina quando mais velho. É recomendado que se use o fio dental a partir dos cinco anos, pois os dentes leites já estão formados.

Como escovar os dentes do seu filho corretamente

  1. Primeiramente, passe o fio dental em todos os dentes da criança. Pressionando levemente o fio na gengiva de cada canto do dente. E, depois, vai subindo o fio entre os dentes em movimento de lixa.
  2. Lembre-se que cada dente deve ser limpo com um pedaço de fio novo, pois senão as bactérias da gengiva de um dente passam para o outro dente saudável.
  3. Com uma escova adequada para a idade do seu filho e com cerdas macias, coloque muito pouco do creme dental enriquecido com flúor. Não é necessário espuma para uma boa escovação.
  4. Coloque a escova paralela à gengiva. Comece a fazer movimentos para baixo, da gengiva em direção ao dente, como se estivesse retirando a sujeira. Faça esses movimentos durante dez segundo, a cada 4 dentes.
  5. Comece pelos dentes da frente em direção aos dentes do fundo. Depois escove a parte interna dos dentes, tentando fazer esses mesmos movimentos.
  6. Enxágue a boca da criança, coloque mais um pouquinho de pasta na escova e, agora, escove a língua e as bochechas, bem suavemente para não machucar.
  7. Enxágue mais uma vez até eliminar todo o creme dental da boca.

Esse procedimento deve ser repetido pelo menos três vezes ao dia. Esperamos que com esse artigo você tenha aprendido a cuidar dos dentes do seu filho. Para que ele cresça saudável.

COC Santa Catarina
16 de abril de 2019
Categorias Sem categoria