COC Santa Catarina
5 de abril de 2019
Categorias Sem categoria

8 erros que você comete na hora de estudar

O período de aulas começou e você está focado em passar no vestibular e começar 2020 em uma boa Universidade?

Se a sua resposta é sim, então algumas atitudes terão que ser mudadas para que você alcançar os seus objetivos. Por isso, vamos trazer os oito erros que você provavelmente comete na hora de estudar. Nos acompanhe e mude seus hábitos.

1- Estudar na última hora

Um erro clássico da maioria dos estudantes é estudar de última hora. Estudar na última noite, antes da prova, é um erro muito comprometedor e, provavelmente, todo jovem já cometeu.

Estudar um dia antes da prova não funciona! Você não consegue compreender todo o conteúdo e nem tirar dúvidas com o professor sobre os temas. Você acaba decorando conteúdo.

Nossa dica é para que você sempre estude o conteúdo das aulas no mesmo dia ou na mesma semana em que o conteúdo foi dado. Assim, é possível reconhecer algumas dificuldades e conversar com o professor para sana-las. E, quando chegar o período de provas você apenas revisa todo o conteúdo e refaz alguns exercícios.

2- Não tirar as dúvidas com o professor

Se você está estudando um determinado conteúdo e está tendo dificuldades para resolvê-lo. Converse com o seu professor ou com alguém que saiba o conteúdo e tire suas dúvidas. Geralmente, para saber um conteúdo é preciso saber o anterior. Se você não solucionar suas dúvidas, seu estudo vai virar uma bola de neve de erros conceituais e dúvidas.

3- Estudar só o conteúdo que gosta

“Eu gosto de história e não gosto de química, por isso, só estudo história, tenho mais facilidade!”

Esse pode ser o discurso de muitas estudantes por ai, mas esse pensamento está errado. Muitos estudiosos em educação recomendam aos estudantes que se dediquem aos conteúdos que tem mais dificuldade, pois será o seu diferencial.

Não adianta gabaritar história e não acertar nenhuma questão de química no vestibular, não é verdade?

4- Não fazer exercício das provas anteriores

Enquanto estiver estudando um determinado conteúdo, faça não só os exercícios atuais, mas pegue provas anteriores, de até cinco anos atrás.

Muitos estudantes não saem de sua zona de conforto e apenas estudam o que é passado pelo professor. Isso é um erro.

Para passar nas provas, é essencial estudar provas anteriores, visto que muitas vezes, o modelo dos exercícios se repetem.

5- Falta de organização com os estudos

É preciso ser organizado com os estudos. Muitos estudantes não se organizam e acabam escolhendo conteúdos aleatórios para estudar.

Por isso, é essencial manter uma agenda de estudos para se organizar. Determine todos os conteúdos que serão estudados durante a semana, os horários e a quantidade de tempo que você se dedicará aquele determinado conteúdo.

Organizando seus estudos você vai ver como irá render.

6- Não descansar

Quem estuda para o vestibular, geralmente, acredita que tem que dedicar todo o seu tempo para o estudo. Porém, é necessário tirar pelo menos um período da sua semana para descansar.

Ainda, você pode se programar para estudar oito horas por semana e o resto do seu tempo assistir algum documentário importante, ler um livro obrigatório ou simplesmente descansar.

O importante é tirar um tempo para você se desligar dos estudos.

7 – Tomar café em excesso

Muitos estudantes acreditam que se tomarem bastante café no decorrer do dia estarão mais dispostos para estudar. Tomar uma xícara ou duas de café ajuda sim nos estudos. Porém, tomar mais que isso acaba prejudicando a concentração e o sono.

8- Desconectar

Quando você for estudar desligue todas as redes sociais do seu smartphone e do computador, foque apenas nos seus estudos.

Lógico, que muitas vezes, algumas mídias sociais podem auxiliar nos estudos, mas use com sabedoria. Se programe, não fique mais tempo do que você se programou.

As vezes ocorre do estudante começar a assistir, por exemplo, vídeos no YouTube e começa a conversar com os colegas no Whatsapp e se perde no tempo.

Por isso, foque nos seus estudos e se desconecte da internet.

COC Santa Catarina
5 de abril de 2019
Categorias Sem categoria