COC Santa Catarina
14 de fevereiro de 2019
Categorias Sem categoria

Bacharelo ou Licenciatura: Qual escolher?

Esta é uma dúvida que sempre confunde a cabeça do estudante quando chega ao final do ensino médio. É chegado o momento de começar a definir como vai ser a vida profissional e, com isso, a necessidade de escolher o formato de graduação.

Neste momento, além da decisão pela área a ser escolhida, é preciso também optar por bacharelado ou licenciatura. Mas o que são estas opções, na verdade?

Bacharelado

O cursos superiores de bacharelado são destinados às pessoas que querem atuar diretamente na área que escolheram.

Assim, aquele que optar pelo Bacharelado em Matemática, com a conclusão do curso, estará apto a trabalhar em várias áreas em empresas ou até mesmo em algumas opções independentes.

O bacharelado, especificamente, se destina àqueles que vão exercer a profissão escolhida. Esses cursos vão de 3 a 6 anos e tem como base uma maior profundidade no setor a que se dedicam, fazendo com que o profissional passe a ser especializado naquela área na qual está se formando.

Neste tipo vamos encontrar o Direito, Administração, Farmácia, Jornalismo, Medicina, Engenharia, Nutrição, entre tantas outras.

Licenciatura

A licenciatura é destinada àqueles que, embora escolham uma área profissional, desejam atuar como professores neste campo.

Vimos que no bacharelado o foco vai ser o ensinamento para que se possa trabalhar na profissão escolhida. Já na licenciatura, o curso preparará o profissional para a carreira de professor, ou seja, haverá, além das matérias referentes à área escolhida, também grande presença de aulas relativas à formação para ensinar, para a docência.

O enfoque é outro.

Não há grande preocupação do curso em ensinar a trabalhar na área específica, mas sim, capacitar o profissional para que utilize os conhecimentos adquiridos naquela determinada área no intuito de ensinar a outros.

Na licenciatura, há grande preocupação com passar aos alunos informações relacionadas com a pedagogia. Haverá estudos, por exemplo, sobre a psicologia de ensino, a estrutura e o sistema de ensino brasileiro.

Serão apresentados estudos sobre os nomes conceituados da educação como Piaget, Vygotsky entre outros. A relação entre a área profissional e o aprendizado será explorada com maior profundidade.

Há o estudo de situações relacionadas ao ensinar, ao transmitir conhecimentos, correlacionados a área especifica.

Qual é o melhor?

Nem todos os cursos oferecem as duas opções. Mas, se a sua área está dentro de um deles, é bom ter, de maneira bem clara, qual é o seu real objetivo.

É possível que a intenção seja realmente atuar naquela profissão ou correlata, sem almejar qualquer relação com a carreira de professor.

Porém, se há o desejo de aprofundar-se em pesquisas e lecionar sobre o assunto que lhe interessa, então, o caminho é a licenciatura.

Observando a área de História, onde são apresentadas as duas possibilidades de curso, bacharelado e licenciatura. O bacharel em história não é um professor de história, enquanto que aquele que cursou a licenciatura o é. Para o bacharel poder ministrar aulas como um verdadeiro professor de história, terá que cursar a licenciatura ou, ao menos, as matérias relacionadas com a docência.

É necessário que se tenha ciência de tais diferenças para que não se inicie um curso querendo, na verdade, outra coisa.

Em resumo, para quem escolheu uma determinada área pelo desejo de trabalhar nela, não há dúvida de que o caminho é o bacharelado. Porém, se, embora, apaixonado por determinado seguimento, a vontade seja de se aprofundar nos estudos de temas a ele relacionados e ainda ensinar sobre aquilo, deve-se optar pela licenciatura.

De fato é uma decisão em duas etapas, a primeira é encontrar a área em que mais prazer terá em atuar e depois escolher se a intenção é exercer a profissão ou ensiná-la a outros.

COC Santa Catarina
14 de fevereiro de 2019
Categorias Sem categoria